O BRASIL E OS BRASILEIROS NO CINEMA ESTRANGEIRO


(Alguns títulos - Sempre que possível, a lista será ampliada)



O CANGACEIRO - filme ítalo-espanhol
Depois do sucesso do brasileiro de 1954, de Lima Barreto, o cinema italiano, junto com produtores espanhóis, produziu, em 1969, a sua versão de O CANGACEIRO.

Direção: Giovanni Fago
Argumento e roteiro: Rafael Romero Marchent, Jose Luiz Jerez, Giovanni Fago, Antonio Troisso e Bernardino Zapponi / Música: Riz Ortolani / Fotografia: Alejandro Ulloa (Eastmancolor)
Producciones Cinematográficas D.I.A., S.A. (Madri) / Tritone Filmindustria Roma, S:R.L. (Roma) / Medusa Distribuzione (Roma)

Intérpretes: Tomas Milian, Ugo Pagliai, Eduardo Fajardo, Leo Anchoriz, Jesús Guzmán, Alfredo Santa Cruz, Claudio Scarchilli, Howard Ross (Renato Rossini), Aldo Gasparri, Bernadette Dinorah de Carvalho, Quinto Gambi, M. de Moura, Írio Fantaini

Sinopse : História do cangaceiro Miguelin, "El Libertador", calcada nas histórias dos cangaceiros nordestinos: lutas em nome de justiça, muito sangue, traições e perseguições.

 



DIOS SE LO PAGUE (DEUS LHE PAGUE) - filme argentino (Argentina Sono Film), de 1948
Transcrição da homônima peça teatral do autor brasileiro Joracy Camargo

Direcão : Luis César Amadori
Roteiro : Luis César Amadori y Tulio Demicheli

Intérpretes : Arturo de Córdova   Zully Moreno   Florindo Ferrario   Enrique Chaico   Federico Mansilla   Zoe Ducós   José Comellas   Deneb Renshaw   Mariela Reyes

Sinopse : O operário Juca foi enganado por seu patrão, que lhe roubou os planos de um invento. Por causa disso, a mulher de Juca se suicida e, então, ele arquiteta sua vingança. Disfarça-se de mendigo e se torna milionário com as esmolas. Passar a viver uma dupla vida: o milionário e o mendigo. No momento da vingança, outro dasafio do destino: cumprir a vingança ou ficar com a mulher que agora ama.

 

A CECÍLIA (HISTÓRIA DE UMA COMUNIDADE ANARQUISTA)
Itália / França, 1975 – 105 minutos

Direção : Jean-Louis Comolli

Intérpretes : Vittorio Mezzogiorno, Massimo Foschi, Maria Carta.

Sinopse : História da colônia Cecília, uma experiência anarquista liderada pelo veterinário italiano Giovanni Rossi, no estado do Paraná , em fins do século XIX.

Filme relacionado: O PÃO NEGRO. UM EPISÓDIO DA COLÔNIA CECÍLIA - Direção de Valêncio Xavier (Brasil, 1993, 37 minutos). Entrevistas com descendentes de alguns membros da "Colônia Cecília".

Em 1984, o Teatro de Comédia do Paraná encenou a peça "Colônia Cecília", de Renata Pallotini, com direção de Ademar Guerra.

Em 1989 (de 31.07 a 11.08), a Rede Bandeirantes transmitiu, com roteiro de Patrícia Melo e Carlos Nascimento, a minissérie "Colônia Cecília", reapresentada em 1991.

Para conhecer a Colônia Cecília, experiência que, a partir de 1890, buscou pôr em prática (no Paraná) os princípios anarquistas, leia o estudo de Isabelle Felici, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas: "A verdadeira história da Colônia Cecília de Giovanni Rossi" em:

http://www.ifch.unicamp.br/ael/website-ael_publicacoes/cad-8/Artigo-1-p09.pdf

 


Com MILTON GONÇALVES


Com JOSÉ LEWGOY
Tema: ANITA GARIBALDI

Com CARLINHOS BROWN

Com JARDEL FILHO

Com SÔNIA BRAGA

Com JOSÉ LEWGOY

Sobre a poesia erótica de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Com EROS VOLUSIA

Com NORMA BENGELL

Com JOSÉ LEWGOY e GRANDE OTELO

Com MARISA PRADO


Volando hacia Rio de Janeiro


Com Ron Coby/CAUBY PEIXOTO

Com ANSELMO DUARTE